in

Saiba como realizar a consulta de seu score

Já ouviu falar que as empresas consultam o seu Score antes de te aprovar em serviços, como financiamento, consórcio e entre outros? Mas afinal, você sabe o que é esse Score que tanto falam?

O Score é uma plataforma do Serasa, em que avaliam a sua possibilidade de pagamento. Essa pontuação vai de 0 a 1000 e ela vai de acordo com o seu histórico com diversas empresas.

Para te ajudar, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber para não ser barrado pelas instituições. Entenda hoje como você pode fazer a consulta do Score, aumentá-lo e muito mais.

O que é o Serasa?

Serasa é o órgão responsável por gerar o seu Score. Já ouviu falar que alguém está com o nome sujo no Serasa?

Essa é uma empresa privada, ao contrário do que muita gente pensa, que se tornou a referência que as pessoas jurídicas tem na hora que fazer decisões de crédito.

O banco de dados do Serasa reúne todas as dívidas, cheques sem fundos e outros registros de qualquer pessoa física. Segundo o site oficial do Serasa, são realizadas uma média de 6 milhões de consultas por dia.

Ainda também a empresa negocia milhares de dívidas com as empresas, oferecendo descontos para você conseguir quitar tudo.

Como consultar o Score?

Para você descobrir qual a sua pontuação para as empresas, é necessário que acesse o site oficial do Serasa Consumidor. Nele, deverá ser feito um login para acessar o Score.

Com a página aberta, no canto direito superior existe o botão para fazer o cadastro. Ele pode ser feito diretamente com a sua conta do Google ou Facebook, mas também é possível fazer sem acesso a demais plataformas.

É necessário fornecer dados básicos como nome, CPF, data de nascimento, e-mail e criar uma senha.

Com esse acesso, o site disponibiliza a consulta do seu Score, além de ver se possui dívidas a serem pagas.

Entenda a pontuação do seu Score

De acordo com a medida que você se comporta seus pagamentos, se atrasa ou não, sua pontuação é alterada. Veja um pouco sobre a pontuação:

  • Se a sua pontuação é de 900 a 1000, o Serasa informa a empresa que a chance de você atrasar os pagamentos é de 5%;
  • Se sua pontuação é de 500 a 599, a chance de você atrasar seu pagamento é de 25%;
  • Se sua pontuação é entre 200 e 299, sua chance de atrasar é 83%;
  • Se sua pontuação é entre 0 a 99, sua chance de atrasar é 96%.

Qual é o ideal de Score?

As pontuações que existem a menor possibilidade de uma empresa negar qualquer serviço para você é quando seu Score está acima de 700.

Se você está abaixo disso, mas ainda acima de 300, a possibilidade de negarem seu pedido é médio.

Caso a sua situação esteja nas piores, ou seja, entre 0 e 299, é quase certeza que a empresa não tem nenhum interesse em fazer negócio com você.

Como eu posso aumentar o meu Score?

O método para conseguir aumentar a consulta Score é somente uma:

Pagar sempre todas as contas em dia, se possível até adiantado.

Se puder, é recomendado que você coloque todas as suas contas em débito automático, pois assim evita o esquecimento dos pagamentos.

Você pode solicitar isso diretamente com o seu banco ou junto com as empresas de energia elétrica, telefonia e entre outras que você precisar.

Solicitar CPF na nota fiscal altera o meu Score?

Isso não se passa de um mito que o pessoal fala nas redes sociais.

Segundo a Serasa, notas fiscais não são usadas para fazer os cálculos do seu Score, ou seja, pedindo ou não o CPF no documento, não há qualquer alteração no seu Score.

O que realmente aumenta sua pontuação são contas, como o pagamento da fatura do cartão de crédito em dia, da conta de luz, água, telefone e outras variáveis.

A consulta Score relaciona o histórico financeiro de toda a minha vida?

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, os débitos nominais prescrevem em um período de 5 anos para o Serasa.

Sendo assim, se você está devendo há 5 anos, ela não é contabilizada no Score, mas a dívida continua a existir.

Como solicitar um cartão de crédito NuBank

Faça a Consulta de seu PIS